quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dias Europeus do Emprego 2012


8ª edição dos DIAS EUROPEUS DO EMPREGO
Centro de Congressos de Lisboa, 25 e 26 de outubro
Promover a mobilidade na Europa em segurança é o principal objetivo deste evento que o IEFP organiza nos próximos dias 25 e 26 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa.
O Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL, em Belém) acolhe, nos próximos dias 25 e 26 de outubro, a 8ª edição dos Dias Europeus do Emprego realizada em Portugal. Promovida pelo IEFP, através da rede EURES, por iniciativa da Comissão Europeia, este evento conta já com cerca de 42.000 participantes desde 2006, só a nível nacional.
Horário de abertura:  das 12h00 às 20h00
   (última hora de entrada: 19h00)

Os Dias Europeus do Emprego são uma oportunidade para contactar empresas e/ou especialistas nos mercados de trabalho de outros países, estruturar e aprofundar projetos individuais de mobilidade ou saber mais sobre a forma como o EURES e outros serviços de apoio à mobilidade convidados a participar (Ponto Nacional de Referência para as Qualificações, Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, Autoridade para as Condições do Trabalho, Instituto de Segurança Social, rede Euraxess, Centro de Informação Europeia Jacques Delors, rede SOLVIT, de entre outros) podem ajudar os trabalhadores que procuram outros países europeus.
Com um vasto programa de cerca de 70 “workshops”, sessões de informação e apresentações de empresas, os participantes podem também contar com informação e aconselhamento personalizados sobre:
• situação e tendências de mercado, oportunidades de trabalho,
• estratégias mais eficazes de procura de emprego,
• reconhecimento de competências e qualificações profissionais,
• oportunidades de carreira em instituições europeias e organizações internacionais,
• outras alternativas de mobilidade no âmbito dos projetos e redes a nível europeu,
• condições de vida e trabalho,
em particular, nos 15 países que estarão presentes este ano no evento: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Irlanda, Noruega, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça.
Podem ainda estabelecer contactos com algumas das mais de 40 empresas presentes, provenientes de vários países, e conhecer as suas necessidades de recrutamento, sobretudo nas áreas das Engenharias, Tecnologias de Informação, Saúde, Construção Civil, Hotelaria e Restauração e “Customer Service”, de entre outras – podendo mesmo, em caso de candidatura e seleção prévia pelas entidades presentes, ter uma ou mais entrevistas de emprego durante o evento.

Estão confirmadas:
• 19 empresas na área das Engenharias;
• 8 na área das Tecnologias de Informação;
• 8 na área da Saúde;
• 4 na área da Construção Civil;
• 2 na área da Hotelaria e Restauração;
• 2 na área do “Customer Service”.

Este ano, o evento conta ainda com a presença especial da Campanha “Trabalhar no Estrangeiro: informe-se antes de partir”, uma ação concertada entre vários serviços públicos que visa potenciar uma mobilidade bem informada dos trabalhadores, e em condições de segurança.
A entrada é totalmente gratuita, mas o evento está sujeito a inscrição prévia.
Uma outra novidade é a especialização do Programa e da área de Exposição por áreas de atividade. O dia 25 será exclusivamente dedicado às áreas das Engenharias e Tecnologias de Informação, atendendo ao elevado número de empresas com interesse em recrutar profissionais destas áreas em Portugal.
Para mais informação e inscrição online, consulte o website do evento: www.iefp.pt/dee2012, onde será disponibilizada toda a informação necessária para preparar uma participação bem sucedida.

________________________________________
Promovidos desde 2006 pela Comissão Europeia, os Dias Europeus têm vindo a afirmar-se crescentemente como um primeiro passo para uma mudança de vida substancial para muitos trabalhadores e suas famílias. Têm também constituído ocasião para um debate alargado, entre candidatos a emprego, empregadores e outras partes interessadas, sobre a mobilidade dos trabalhadores e os recrutamentos a nível transnacional, para a partilha de testemunhos sobre experiências de trabalho e obtenção de informação actualizada sobre as condições para viver e trabalhar noutros países europeus.
Esta iniciativa tem vindo a registar um número crescente de participantes em toda a Europa, com perto de 2000 eventos já realizados. Só em Portugal, nas 7 edições anuais já realizadas, participaram perto de 42.000 pessoas, na sua maioria graduados.
Os Dias Europeus do Emprego variam em termos de dimensão e enfoque, mas têm todos um objetivo em comum: incentivar a mobilidade em toda a UE/EEE e promover, deste modo, um melhor ajustamento no mercado de trabalho europeu. Presentemente, estão a realizar-se em simultâneo em toda a Europa centenas de eventos, desde feiras de emprego a seminários, encontros e conferências, ou mesmo simples sessões de informação. Consulte o Calendário de Eventos no Portal do EURES: www.eures.europa.eu.
Consulte o Programa provisório para dia 25 e 26 de Outubro
Dia 25: https://docs.google.com/open?id=1nPR0NfEymDUE0kNljnH1bzumQAXKbF3jcIUEJ_b1XfE8kA3c5Mm4Z1fzWUYh
Dia 26: https://docs.google.com/open?id=1SRWS9T89hY5r9lbfkc9UYC3wMjfsScfkTACDwCAZSv5n4JLyHaA_69waxcKU

Sem comentários:

Enviar um comentário