quarta-feira, 25 de junho de 2014

Passaporte Europeu de Competências em Hotelaria e Restauração

 
Passaporte Europeu de Competências permite aos trabalhadores e empregadores superar as barreiras linguísticas e comparar as qualificações dos trabalhadores do setor da hotelaria, a fim de facilitar o recrutamento. Alojado no portal europeu da mobilidade profissional EURES, o passaporte está disponível em todas as línguas oficiais da UE. No futuro, o passaporte será alargado a outros setores.
Facilitar a mobilidade aos candidatos a emprego
Esta nova ferramenta multilíngue do Portal EURES permite aos candidatos a emprego criar um passaporte de competências pessoal, selecionando as habilitações que possuem da lista apresentada – por exemplo, na secção de cozinha, na receção e acolhimento ou a providenciar serviços de táxi. É preciso associar cada uma das competências às experiências de trabalho ou formação onde a mesma foi adquirida, podendo, a título opcional, ser atestada por anteriores empregadores ou por meio de diplomas.
As competências selecionadas são automaticamente traduzidas para as línguas europeias desejadas. Desta forma, os candidatos que complementam o seu CV com o passaporte de competências têm a certeza de que os empregadores compreendem exatamente aquilo que fizeram e aprenderam durante as suas experiências de trabalho e formação anteriores.
Ajudar os empregadores a encontrar trabalhadores qualificados
Selecionando as competências que procuram, os empregadores obtêm uma lista de passaportes de competências e de CV de toda a Europa correspondentes, com uma seleção extremamente diversificada de candidatos que satisfazem, com o máximo rigor possível, os critérios da função indicados.
Em contrapartida, os empregadores que valorizam o trabalho realizado pelos empregados podem ajudá-los a ter mais oportunidades no mercado de trabalho, confirmando as competências que os mesmos adquiriram ao seu serviço. O Passaporte de Competências em Hotelaria e Restauração torna-se, assim, a forma moderna da carta de recomendação: simples, em linha e de utilização muito mais abrangente.
O Passaporte de Competências é uma iniciativa da EURES e da Comissão Europeia em associação com a HOTREC (a confederação de associações nacionais de hotelaria, restauração, cafés e estabelecimentos similares da Europa) e a EFFAT (a Federação Europeia de Sindicatos dos setores da Alimentação, Agricultura e Turismo).

Sem comentários:

Enviar um comentário